Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita em parceria com o Departamento Acadêmico de Informática do IFMA/Monte Castelo e o CERTC ofereceram aos professores, gestores e coordenadores do município, o Curso Google Classroom (Google Sala de Aula). 


O curso tem como objetivo capacitar professores para criação de salas virtuais através da plataforma Google Classroom que é uma plataforma educacional do Google para ajudar professores a se organizarem para melhorar a qualidade das aulas dadas a seus alunos. Ela é uma plataforma virtual semelhante outras preexistentes como o Moodle. 


É um ambiente onde o professor pode compartilhar com os alunos materiais, bem como criar e receber tarefas e trocar informações através de email e mensagens instantâneas. Por ser um ambiente integrado com o Google Apps for Education, ele disponibiliza todos os Apps do Google. 


Vale ressaltar que Santa Rita é o primeiro município a receber esse modelo de Formação que antes era oferecida pelo IFMA apenas para os professores do próprio Instituto. As aulas presenciais ocorreram no IFMA/Monte Castelo. Com resultados satisfatórios, o Centro de Referências Tecnológica do IFMA pretende ofertar o curso às demais cidades do estado. 

De acordo com o secretário de educação, professor Paullo Márcio, “Temos que nos adequar as novas ferramentas educacionais. Os professores que participaram do curso estão na vanguarda das tecnologias educacionais.”, lembrou. 

“Apesar de algumas dificuldades no início os professores perceberam rapidamente que não é algo difícil de fazer em sala de aula. Por isso o curso foi tão positivo”, observou o Professor Dr André Santos do Departamento de Informática do IFMA/Monte Castelo e mediador do curso Google Classroom. 

Esse tipo de ação faz parte do programa estratégico do Prefeito Dr Hilton Gonçalo, assim como a criação do Centro de Inovações Tecnológicas do Município. 

Participaram do curso professores de diversas escolas da rede municipal de Educação. Por conta da alta demanda, serão ofertadas novas turmas nos próximos meses.