UMA CIDADE AS MARGENS DA BR 135, CORTADA PELA FERROVIA CARAJÁS, ESTRADA DE FERRO SÃO LUIS – TERESINA, BANHADA PELO RIO ITAPECURU E ABENÇOADA PELAS BELEZAS DOS CAMPOS NATURAIS


Foto/ Dan Castro

Nossa querida cidade completa 56 anos de emancipação política, mas afinal o que dizer desse lugar? 

Uma cidade as margens da principal rodovia do Estado e uma das BRs mais importantes do país, a 135. Cortada pela ferrovia Carajás e estrada de ferro São Luis – Teresina, banhada pelo Rio Itapecuru e abençoada pelas belezas dos campos naturais. 

Após mais de cinco décadas os traços da cidade andam bem diferentes do passado e o motivo principal é a BR – 135, responsável pelo desenvolvimento do município. Grande parte da economia local gira em torno da rodovia. 

Foto/ Dan Castro

Quem chega ou sai de São Luís tem parada obrigatória em Santa Rita, muita das vezes para comprar a nossa conhecida e saborosa farinha ou simplismente para tomar aquele velho cafezinho, oferecido às margens da estrada Federal. 

Com a construção da BR – 135 na década de 40, o lugarejo cresceu e hoje se tornou uma das principais cidades do estado e um dos fatores que contribui para esse crescimento é à proximidade da capital. 

Um lugar acolhedor, que chega a encantar quem vem de fora e acaba fixando moradia. 

Sua elevação à categoria de município ocorreu, por força da Lei Nº 2159, no dia 2 de dezembro de 1961. Com os investimentos empresariais, a capital da farinha cresceu bastante se destacando das demais cidades da região. 

Pessoas de varias partes do estado escolheram aqui para investir seu negocio, tornando o comercio varejista como a principal característica económica da cidade.

Com tantas coisas boas a nos oferecer, só nos resta agradecer, obrigado Santa Rita...!