O ex-prefeito do Rio de Janeiro e potencial candidato ao governo do Estado em 2018 Eduardo Paes foi condenado pelo TRE-RJ nesta segunda-feira por abuso de poder político-econômico e conduta vedada a agente público e se tornou inelegível por 8 anos, informou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. 

Segundo o TRE, além de Paes, o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), aliado político do ex-prefeito, também foi condenado e proibido de se candidatar por 8 anos. 

A decisão unânime do tribunal é passível de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A condenação ocorreu devido ao uso de um programa, o Plano Estratégico Visão Rio 500, contratado e custeado pela prefeitura, como plano de governo de Pedro Paulo na campanha à Prefeitura do Rio em 2016. 

"A gravidade das circunstâncias encontra-se sobejamente demonstrada por intermédio da estreita correlação entre a contratação e elaboração do plano 'Visão Rio 500', sob a coordenação do investigado Pedro Paulo com a anuência do investigado Eduardo Paes, e a posterior utilização de tudo o que foi produzido na campanha eleitoral dos investigados", disse na sentença o desembargador eleitoral Antônio Aurélio Duarte. 

Pedro Paulo foi secretário de Eduardo Paes e não conseguiu chegar ao segundo turno da eleição, vencida pelo ex-senador Marcelo Crivella.