quarta-feira, 29 de novembro de 2017

VILA FÉ EM DEUS FESTEJA SÃO BENEDITO DA CASA DO FORNO

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DESFRUTOU DO DIA 28 DE NOVEMBRO PARA CELEBRAR SUA CULTURA, PRESENTE NO LOCAL DESDE SEUS ANTEPASSADOS


A reza aos pés do Santo demonstrou a devoção daquele povo. Tem sido assim todos os anos em que a Vila Fé em Deus, Santa Rita, aproveita o dia 28 de novembro para festejar São Benedito da Casa do Forno. A comunidade remanescente de quilombo desfruta da data para celebrar sua cultura, presente no local desde seus antepassados. 



A tradição acontece desde 2009, quando os moradores do lugarejo resolveram formar um grupo para saudar São Benedito da casa do Forno. A iniciativa deu tão certa que hoje o conjunto é o mais requisitado da região, explicou o organizador Firmino Barbosa. 


A característica própria da batida dos tambores e a punga das coreiras chamaram a atenção dos visitantes, a exemplo do membro da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, Sebastião Cardoso, que esteve a todo o momento registrando os detalhes da brincadeira. 


Dona Rosilene Alves se deslocou da comunidade Santiago, pólo Beira Rio. Ao conversar com o editor do blog, lembrou que todos os anos participa da manifestação. Para ela dançar tambor de crioula não tem distância. 

Raimunda Nonata é outra apaixonada pelo tambor de crioula. Natural do povoado Boa Vista, Itapecuru, a mesma se mudou para a Vila Fé em Deus há certo tempo só para ficar mais perto da dança de origem africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe