COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DESFRUTOU DO DIA 28 DE NOVEMBRO PARA CELEBRAR SUA CULTURA, PRESENTE NO LOCAL DESDE SEUS ANTEPASSADOS


A reza aos pés do Santo demonstrou a devoção daquele povo. Tem sido assim todos os anos em que a Vila Fé em Deus, Santa Rita, aproveita o dia 28 de novembro para festejar São Benedito da Casa do Forno. A comunidade remanescente de quilombo desfruta da data para celebrar sua cultura, presente no local desde seus antepassados. 



A tradição acontece desde 2009, quando os moradores do lugarejo resolveram formar um grupo para saudar São Benedito da casa do Forno. A iniciativa deu tão certa que hoje o conjunto é o mais requisitado da região, explicou o organizador Firmino Barbosa. 


A característica própria da batida dos tambores e a punga das coreiras chamaram a atenção dos visitantes, a exemplo do membro da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, Sebastião Cardoso, que esteve a todo o momento registrando os detalhes da brincadeira. 


Dona Rosilene Alves se deslocou da comunidade Santiago, pólo Beira Rio. Ao conversar com o editor do blog, lembrou que todos os anos participa da manifestação. Para ela dançar tambor de crioula não tem distância. 

Raimunda Nonata é outra apaixonada pelo tambor de crioula. Natural do povoado Boa Vista, Itapecuru, a mesma se mudou para a Vila Fé em Deus há certo tempo só para ficar mais perto da dança de origem africana.