NA OCASIÃO, FORAM ESCOLHIDOS OS POVOADOS VENEZA, SÃO JOSÉ ENFEZADO, PEDREIRAS, PLACA DE RECURSO, ALÉM DA SEDE, COMO PONTO DE COLETA ITINERANTE


Os agrotóxicos são de fundamental importância nas lavouras, mas se não forem usados corretamente, poderá causar sérios danos ao ambiente e a saúde. Pensando nisso, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão - AGERP se reuniu com o Sindicato Rural do Município e Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de traçar metas, visando conscientizar a população quanto ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas e a devolução das embalagens vazias desses produtos, encontro realizado na manhã desta terça-feira na sede da AGED em Santa Rita. 

Na ocasião, foram escolhidos os povoados Veneza, São José Enfezado, Pedreiras, Placa de Recurso, além da sede, como ponto de coleta itinerante e uma data limite que vai até o dia 10 de novembro, para que os produtores possam realizar a devolução de suas embalagens, já que no dia 11 todo o material recolhido de Santa Rita a Tutóia será apresentado na Regional de Rosário. 

O perigo do descarte incorreto e a exposição podem causar doenças serias como distúrbios respiratórios, neurológicos e até câncer, visto que muita das vezes esses recipientes acabam sendo reaproveitados para transportar água entre outros, explicou Gerson Linhares – Técnico responsável pelas ações da AGERP, Regional de Rosário. 

“Esse modelo de coleta representa o compromisso da AGERP com o agricultor familiar e com as pequenas propriedades”, finalizou.