segunda-feira, 2 de outubro de 2017

SANTA RITA REALIZA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE IGUALDADE RACIAL

DURANTE A CONFERÊNCIA, OUVE DEBATES SOBRE VÁRIOS EIXOS TEMÁTICOS, COM A RESPONSABILIDADE DO PALESTRANTE RICHARD CRISTIAN PINTO DOS SANTOS – CONSELHEIRO SUPLENTE DA UFMA E CEIRMA


Com o objetivo de avaliar e discutir as políticas públicas, ações e projetos que venham garantir a igualdade racial e o combate ao racismo, como fatores essenciais à democracia, a Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, realizou a II Conferência Municipal de Igualdade Racial, com o tema: Santa Rita na década dos afrodescendentes, reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos. 


O evento realizado no auditório da escola Orlando Gasileu, reuniu centenas de pessoas, dentre elas, representantes de comunidades quilombolas, presidentes de associações de moradores, Secretários municipais, vereadores, o vice Prefeito Ariston, alem da sociedade civil. 

Durante a Conferência, também foram eleitos os delegados que representarão o Município na 4ª Conferencia Estadual, que será realizada em São Luis. 

De acordo com o Secretário Municipal de Igualdade Racial, Lourinaldo Nunes, o encontro foi muito positivo. "Esse foi um momento em que debatemos as idéias para assim buscarmos mais alternativas de melhorias para as comunidades. Além disso, fazer com que as pessoas deixem de lado as diferenças e vivamos em uma sociedade mais igualitária", afirmou. 


Atualmente no Município de Santa Rita existem 23 Comunidades Quilombolas, dessas, 13 estão reconhecidas pela fundação cultural Palmares. Segundo censo do IBGE, 62% da população santarritense é negra, parda ou descendente, daí a necessidade de se discutir políticas públicas voltadas para a igualdade racial. 

O vereador Rosmino Melo, que também já foi Secretário Municipal de Igualdade Racial, aproveitou para lembrar que como parlamentar, muito já contribuiu para garantia integral dos direitos da população negra no município. 

O vice-prefeito Ariston Ribeiro, reafirmou o compromisso do poder público em promover políticas públicas de Igualdade Racial. - "O prefeito Dr Hilton Gonçalo vem trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população santarritense, e as comunidades quilombolas nunca foram esquecidas. Projetos de agricultura familiar já foram implantados nas comunidades, isso ajuda na economia local e no desenvolvimento. Acredito que já melhoramos muito e ainda temos muito que fazer em favor da comunidade negra, que é maioria em nosso município" - Concluiu o Vice-prefeito.

Durante a conferência, ouve debates sobre vários eixos temáticos, com a responsabilidade do palestrante Richard Cristian Pinto dos Santos – Conselheiro Suplente da UFMA e CEIRMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe