O vereador Fredilson Lopes (SD), presidente da Câmara de Santa Rita, concedeu entrevista nesta quarta-feira (06) à Rádio 92.3 FM, emissora localizada na Grande São Luís. Entrevistado no programa Na Hora, pelos jornalistas Isaías Rocha, Verislene Alves e pelo radialista Flavio Chocolate, o parlamentar respondeu a questionamentos e esclareceu a polêmica em relação à rejeição do título de cidadão honorário do município ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A matéria foi proposta pelo vereador Ivo André, um vereador do PDT, e ele nos procurou no sentido de colocar a matéria na ultima sexta-feira, na sessão ordinária da Câmara Municipal. Eu disse a ele que nós colocaríamos a proposta para que o plenário pudesse optar sobre o título de cidadão ao ex-presidente Lula. O projeto foi colocado em pauta, entretanto, a nossa Lei Orgânica diz que era preciso dois terços dos votos para que a matéria fosse apreciada. Como o vereador Ivo André não conseguiu articular o voto desses dois terços, então, resolvemos colocar a matéria em caráter de urgência para que o plenário pudesse deliberar, mas naquele momento a maioria não deliberou favorável pela urgência da matéria”, declarou Fredilson. 

O chefe do legislativo santa-ritense também esclareceu a informação de que a matéria teria influencia do deputado Weverton Rocha (PDT), que vinha articulando em vários municípios concessão de títulos de cidadão para o ex-presidente.

“Quanto a influencia externa, não cabe a mim, institucionalmente, falar se houve ou não. Até a mim, por exemplo, não chegou essa influencia externa. Nós vereadores agimos apenas de forma regimentalmente no sentido de acompanhar o caráter de urgência da matéria e encaminhar para comissão. Então, o que eu posso é responder de forma institucional e dizer que por questão regimental e por conta da Lei Orgânica, a Câmara se viu impedida de aprovar o titulo de cidadão ao ex-presidente Lula”, esclareceu. 

Lula chegou ao estado no domingo, 3, para um evento em Timon. o ex-presidente desembarcou em São Luís na segunda-feira, 4, e na terça-feira, 5, participou de ato político na Praça Pedro II.