Com o intuito de facilitar o acesso das comunidades rurais ao perímetro urbano do município de Santa Rita, diversas estradas vicinais continuam sendo abertas e recuperadas, como é o caso da via de acesso a região da Paciência. São vários quilômetros que inicia na localidade Munim, passando pelo São João I e II, Paciência até o povoado Vaca Morta. 

Em muitos locais existiam apenas caminho, impedindo o tráfego de veículos, como mencionou o senhor José Ribamar, morador do povoado São João II. 

Esse benefício no local é resultado da ação da prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura que visa dá mais comodidade aos moradores da zona rural, tanto quanto quem mora na cidade. 

Seu Raimundo Pinto, também moradora da comunidade São João II, relembrou bem como eram as dificuldades enfrentadas por todos para sair de casa, principalmente no período do inverno. 

A consolidação dessa obra é resultado de reivindicação antiga dos moradores, que passam a ter estrada de boa qualidade. 

São varias famílias beneficiadas com a recuperação da nova via que deve encurtar a distancia de quem mora na região da Mata dos Pires até o centro da cidade, explicou o Secretário Municipal de Infraestrura, Antonio de Felipe 

Ainda de acordo com o Secretário, outras regiões receberão o mesmo trabalho de melhoria das estradas vicinais, como é caso da via que liga a localidade Careminha ao Itaipú. A ideia também é encurtar a distância entre as duas comunidades.