O CALENDÁRIO DE SEMINÁRIOS METROPOLITANOS FOI ABERTO NO ÚLTIMO DIA 5, EM AXIXÁ, SEGUIDO DAS CIDADES DE CACHOEIRA GRANDE, PRESIDENTE JUSCELINO, ROSÁRIO, BACABEIRA E AGORA SANTA RITA.


O plenário da Câmara Municipal de Santa Rita ficou lotado durante o Seminário Preparatório Metropolitano, realizado na manhã desta quarta-feira (13) pelo governo estado, através da Agência Executiva Metropolitana, em parceria com a Prefeitura do Município. 

Santa Rita é a 6ª Cidade da Região Metropolitana de São Luis a sediar o encontro que tem como objetivo consolidar o conjunto de propostas relativas aos temas abordados para apresentação em plenária da I Conferência Metropolitana, a ser realizada na Capital, além de eleger os delegados que irão compor o Conselho Metropolitano, que terá papel fundamental na implantação da Governança Interfederativa. 

Na ocasião, os presentes se dividiram em grupos para assim debaterem os problemas ligados a Educação, Turismo, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social e Econômico e assim suas respectivas diretrizes de soluções. 


Ainda durante o Seminário, a Agência Metropolitana discutiu a implementação do plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que determina a atuação de metropolização de municípios da grande São Luis. 

A reunião foi intermediada por Mônica Carvalho, Coordenadora da Agência Executiva Metropolitana - AGEM e Clara Souza, Chefe do Departamento de Pesquisa Urbana – IMESC, se fizeram presente além da sociedade civil organizada, Secretários Municipais e órgão como o Conselho Tutelar do Município. 

O calendário de Seminários Metropolitanos foi aberto no último dia 5, em Axixá, seguido das cidades de Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Rosário, Bacabeira e agora Santa Rita. Até o final desse mês está programado para acontecer nos municípios de Morros, Icatú, São José de Ribamar, Alcântara, São Luis, Paço do Lumiar e Raposa.