Foram escolhidas 10 escolas da zona rural de Santa Rita para o programa primeira água (Cisternas na Escola) que tem como objetivo levar água para as escolas da cidade, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água da chuva, usada para consumo e preparo da merenda escolar. 

O programa foi lançado pelo Governo do Estado, na manhã desta quarta-feira (13), nas dependências da Escola Presidente Vargas, através do INAPEM – Instituto Nacional de administração, projetos e estudos municipais, em parceria com a prefeitura de Santa Rita. 

Além da construção das cisternas nas escolas, o programa tem um caráter pedagógico e de participação comunitária. O inicio está previsto para acontecer na próxima semana, mas antes acontecerão reuniões com as comunidades inseridas, que vai desde o planejamento até a capacitação dos pedreiros que irão trabalhar na execução do projeto. 

As escolas contempladas foram: Escola Municipal Estefânio Saldanha – Pedreiras, Escola Quilombola Zunbi dos Palmares – Santa Rita do Vale, Escola Municipal Clodomir Pinheiro Costa – Enfezado, Escola Municipal Hilton Pinheiro Costa – Cedro, Escola Municipal Antonio Muniz de Carvalho – Papagaio, Escola Municipal Manoel Dutra – Piqui, Escola Municipal Raimundo Bastos – Abana Fogo, Escola São Sebastião- Alto de Pedra, Escola Municipal Faustino da Costa – Centrinho I e Escola Municipal São Benedito em Jiquiri. 

Wladimir Hermes, diretor da Escola Municipal Hilton Pinheiro Costa, na localidade Cedro, lembrou que as cisternas nas escolas é um passo importante no sentido de melhorias na situação das escolas da zona rural de Santa Rita, sendo um dos elementos que somarão na busca de solução referente ao problema da falta d’água. 

 A reunião contou com a participação de gestores escolares, presidentes de associações de moradores, a coordenadora do INAPEM, Lilian Carine e o Coordenador Estadual do Programa Cisternas nas Escolas, Rivas Junior.