Um público estimado em 1.500 pessoas participou das atividades da “Caravana nos Trilhos”, evento realizado na manhã desta sexta feira (11), na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa, distrito de Peri de Baixo, zona rural de Bacabeira. O projeto patrocinado pela mineradora VALE, é desenvolvido nos municípios do interior do estado, cortado pela estrada de ferro Carajás, em parceria com as prefeituras. 




Foram oferecidos aos participantes: Oficina de caixa de presente com embalagem de tetra Pack, oficina de enfeite de cabelo com tecido, oficina de estojo com Pet, oficina de plantio de hortaliças, oficina de sabão com reaproveitamento de óleo, oficina de culinária alternativa, bate papo sobre empreendedorismo, bate papo com bombeiros sobre segurança no lar, primeiros socorros e bate papo com o maquinista, Kaoru Otsuka, que alertou principalmente as crianças, sobre os cuidados na ferrovia.




Durante a programação, as crianças se envolveram em recreação, mini gincana, brinquedos e pintura na pele. 


Na parte da saúde, os bacabeirenses puderam realizar consulta médica, dentista (aplicação de flúor e orientações), atendimento psicológico, nutricionista, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, exames preventivos para as mulheres, teste rápido de Glicemia e aferição de pressão arterial, testes de HIV e hepatite, entrega de medicamentos, orientações de combate a dengue e orientação sobre calazar, serviços ofertados graças à parceria com a prefeitura de Bacabeira, além de assistência social, orientação jurídica e corte de cabelo. 

A presidente da associação da pessoal com deficiência, Branca Mourão, se sentiu feliz por ter a oportunidade de realizar o exame ginecológico. Segundo ela, com um médico bem requisitado como o Dr. Bartolomeu. 

O projeto vem sendo trabalhado desde o mês de maio do corrente ano. Além de Bacabeira, a “Caravana nos trilhos” já passou pelas cidades de Alto Alegre e Tufilandia. O próximo destino será os municípios de Miranda do Norte e Vitória do Mearim, explicou à coordenadora Giselly Pinto. 


O Prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, esteve presente e ficou encantado com a quantidade de pessoas não só de Peri de Baixo, como também de outras comunidades. 

“O projeto garante melhor qualidade de vida aos bacabeirenses. De grande importância essa parte de empreendedorismo, onde as pessoas aqui da região estão tendo a oportunidade de expor seus produtos, assim também como avançar na manipulação, através da orientação”, disse. 


A Prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, destacou a importância da “Caravana nos trilhos”, chamando atenção para os participantes que atenderam o convite da prefeitura.

“A prefeitura de Bacabeira já vem realizando ação social parecida, a exemplo dos povoados de São Pedro e região dos Campos, contemplados com esses serviços de cunho social”, frisou.