Com o objetivo de debater e propor diretrizes para humanização da saúde pública do município, a Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (19), a 7ª Conferência Municipal de saúde.

A mesa foi composta pelo Prefeito Hilton Gonçalo, o Secretário Municipal de Saúde, Cresius Ralph, o Presidente da Câmara Municipal, Fredilson Carvalho, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social Junior Enfermeiro, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Macau e o palestrante Aristeu Marques de Almeida, enfermeiro sanitarista da Fiocruz, atual gestor da saúde da família da UFMA e atual gestor da Secretaria de Estado da Saúde. 


O evento foi realizado no prédio da Câmara Municipal, onde o plenário Calixto Santos ficou lotado de profissionais da saúde e população em geral. Todos com olhares atentos, por se tratar de uma construção coletiva. O presidente da associação dos agentes comunitários de saúde, Macau, se mostrou esperançoso por melhorias estruturais da classe. 


O resultado do encontro que teve como tema “Fortalecimento da atenção básica e humanização da saúde”, demonstrou as necessidades relacionadas à área de saúde do município e serviu de base para que fosse avaliada a situação a serem adotadas para os próximos dois anos. 

È por meio da conferência municipal de saúde que o gestor pode ouvir a população de forma ampla e organizada. De acordo com o prefeito Hilton Gonçalo, 70% dos problemas ligados a saúde está no hospital Maria Helena Freire, mas segundo ele, varias intervenções já foram realizadas na casa de saúde, com o objetivo de mudar esses números. O próximo passo agora é reabrir e informatizar todos os postos de saúde, disse Hilton.