A organização da 14º edição da Parada do Orgulho LGBT de São Luís, decidiu inovar e não mais realizar o evento na Avenida Litorânea, como tradicionalmente vinha acontecendo. 

O grupo Gayvota, organizador da Parada, decidiu levar a manifestação com diversos trios elétricos para a Beira Mar da capital maranhense. 

Com o tema “Transforme preconceito em respeito”, o ato concentrará atrás do Convento das Mercês – Av. Sen. Vitorino Freire – e seguirá pelo Terminal da Praia Grande, Casa do Maranhão, Cassino Maranhense, Reffsa até o encerramento, na Praça Maria Aragão. 

De acordo com a organização, não houve impedimento judicial como alguns setores da imprensa ventilaram, a mudança se deu pelo maior acesso e buscando diminuir os altos índices de delitos cometidos em anos anteriores na Litorânea. 

“Foi uma decisão conjunta do movimento, o translado fica melhor, maior número de pessoas poderão ir e vir. Levamos em conta que muitas outras capitais também realizam suas Paradas no Centro da cidade, e no nosso caso, tudo fica perto do Reviver, o reduto do LGBT”, explicou Betinho, que faz parte do Gayvota.