OBJETIVO É DAR VOZ À POPULAÇÃO NAS REUNIÕES ORDINÁRIAS, MAS 80% DOS VEREADORES SE MOSTRAM CONTRÁRIO AO PROJETO.


O vereador Uthan Avelino (PRB) apresentou durante expediente da Câmara municipal de Santa Rita, projeto que cria a tribuna livre. Pelo documento proposto, trata-se de uma importante ferramenta do povo para o exercício da democracia. O objetivo é destinar um espaço para que entidades como, associações de bairros e sindicatos, por exemplo, manifestem-se no plenário sobre assuntos relevantes de interesse da comunidade. 

Depois de apresentado, o projeto foi encaminhado à comissão de constituição e justiça para apreciação, que deve dar seu parecer favorável ou não na próxima sexta-feira (12).

De acordo com Uthan Avelino, a ideia surgiu de uma necessidade da população de ter voz ativa nas sessões. 

“A Câmara dos Vereadores é o órgão mais próximo do povo, mas em Santa Rita não temos essa proximidade, nosso objetivo com o projeto é justamente inserir a população. A tribuna livre já funciona em diversos municípios, é um mecanismo para que o povo tenha voz para propor projetos, criticar, debater e reivindicar, sobre qualquer assunto de interesse comunitário, de interesse coletivo da sociedade, não tendo a finalidade de discutir questões pessoais, o que é vetado. E nada é mais justo já que a Câmara é casa do povo”, explicou. 

Mas segundo Uthan, 80% dos vereadores é contra o projeto, por isso ele conclama toda população santarritense para que se faça presente na próxima sessão (sexta-feira- 12) para acompanhar o voto de cada parlamentar e até mesmo antecipar o pedido junto ao seu vereador para que vote favorável a matéria.