PROJETO VISA OFERECER ASSISTÊNCIA OFTALMOLÓGICA AOS ALUNOS, ALÉM DA DISTRIBUIÇÃO DE ÓCULOS GRATUITOS.


Uma das matérias mais importantes apresentada e discutida na sessão de hoje (16), da Câmara Municipal de Santa Rita, diz respeito ao requerimento do vereador Uthan Avelino de Jesus Carvalho, que idealiza a criação de um projeto de lei intitulado “Programa Óculos na Educação”, que visa oferecer assistência Oftalmológica aos alunos matriculados na rede Municipal de ensino de Santa Rita, que institui a obrigatoriedade do município a conceder teste visual e óculos gratuitos aos estudantes.

Segundo Uthan, o projeto irá atender a camada mais pobre, cujo os pais não têm recursos na compra de óculos para corrigir a deficiência visual de seus filhos. 

“Muitos alunos carentes deixam a escola porque não conseguem acompanhar as aulas, sendo que o lugar deles é em sala de aula”, afirmou. 

De acordo com o parlamentar, o programa “Óculos na Educação”, será um projeto inovador e desenvolvido diretamente pela prefeitura do Município e visa ofertar prevenção de doenças na visão das crianças que estão estudando, através de consulta com oftalmologista onde os mesmos serão beneficiados com o utensílio, com isso restabelece a saúde ocular e favorecerá os estudos. 

Por considerar relevante para a sociedade, Uthan explicou que se realmente for explorado pelo executivo, o programa pode também atender outros seguimentos, como por exemplo, os idosos. 

A ideia foi acatada por unanimidade pelo demais pares e seguiu para analise de uma das comissões da Câmara.