PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DE DOM HÉLDER CÂMARA DEVE SER CONCLUÍDA AINDA NESTE SEMESTRE. RELIGIOSOS APOSTAM NA MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE E IGUALDADE DO ARCEBISPO PARA ATRAIR MAIS FIÉIS À IGREJA CATÓLICA

Diante dos atos de repressão e violência, das violações de direitos humanos e das liberdades individuais no período do regime militar, o cearense dom Hélder Câmara, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e arcebispo de Olinda e do Recife, não se calou e tornou-se a voz dos brasileiros em um período em que expressar a opinião poderia ser considerado crime. Conhecido pela defesa dos mais necessitados e protetor dos direitos civis, o brasileiro está na fila para ser declarado santo pelo Vaticano. A primeira fase do processo de canonização deve ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano. 

O frei Jociel Gomes, que trabalha em um convento de Caruaru (PE), é um dos responsáveis pelo processo de canonização de Dom Hélder. No momento, o Brasil possui seis santos oficializados pelo Vaticano, mas, ao menos 80 nomes aguardam análise do clero da Igreja Católica Apostólica Romana. O pedido foi enviado ao Vaticano em 2015 e leva em conta fatores da vida pessoal, objetivos e o trabalho realizado em prol do cristianismo. 

Nascido em Fortaleza, em 1909, dom Hélder tornou-se sacerdote aos 22 anos. É um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Dom Hélder atuou na proteção dos mais fracos durante o regime militar e foi muito difícil. Ele era opositor de todo aquele sofrimento, das torturas e das violações contra a liberdade de expressão. Ele sempre pensava nas necessidades que as pessoas mais pobres passavam. A lição que ele nos deixa é que devemos realizar o enfrentamento por meio do Evangelho. Os cristãos devem se preocupar com a sociedade, não apenas com os próprios problemas. Toda essa vida voltada aos necessidados nos fez pedir sua santificação”, destaca frei Jociel. 

O processo de canonização envolve duas etapas. A primeira, chamada de fase diocesana, analisa uma série de documentos e apanhados históricos sobre a pessoa a ser santificada. A comprovação de uma vida digna da honraria ocorre por meio de relatos de testemunhas, diários, correspondências enviadas e demais publicações. Depois da fase diocesana, os documentos são enviados para o Vaticano. Na sede da Igreja Católica, é nomeado um relator. Antes de ser reconhecido como santo, o sacerdote é nomeado beato, quando ao menos um milagre é comprovado. Para a canonização, são necessários ao menos dois milagres comprovados. Dom Hélder Câmara está com o processo de beatificação em andamento e aceito pelo Vaticano.