Um trabalho investigativo da polícia Civil de Santa Rita, levou a prisão de José Ribamar Santos, vulgo Zezão. 

Ele é apontado como principal suspeito da morte do lavrador Sebastião Rodrigues Pereira, 50 anos, morto com um tiro na cabeça em uma curta distância, fato ocorrido no último dia 16, as margens da ferrovia Carajás. 

De acordo com a polícia, suspeito e vitima eram vizinhos na comunidade Carionguinho, por conta disso, sempre tinham desavenças. 

O conflito entre os dois começou depois que Sebastião matou um animal do tipo “porco”, pertencente a José Ribamar. Outra motivação para o assassinato do trabalhador rural, seria pelo fato de Zezão aliciar constantemente uma filha de Sebastião de 14 anos, enquanto a garota carregava água em um poço no quintal do suspeito, o que gerou varias discussões entre as partes. 

Apesar das evidencias, o acusado nega a autoria, e diz que no dia do crime estava no matadouro da cidade em busca de alimentos para seus cachorros. 

Em poder do mesmo a policia apreendeu munições idênticas a que atingiu o lavrador. Mas isso só será comprovado mediante resultado do exame balístico, feito no dia do ocorrido, pelo instituto médico legal na capital.


A morte de Sebastião gerou muita comoção na cidade, pois era tido no lugarejo onde morava como uma pessoa pacata e trabalhador. A vitima era pai de 11 filhos, o mais novo tem 4 anos de idade. O que deixou muita gente que o conhecia inconformadas. 

Contra José Ribamar pesa também a suspeita de participação no assassinato de um homem identificado por Eugênio, morto de forma covarde na noite do dia 24 de dezembro do ano passado, durante uma festa na também na comunidade Carionguinho.