O cerimonial da Câmara de Vereadores vai empossar na virada de ano (Sábado para Domingo), Dr. Hilton Gonçalo (PCdoB) ao cargo de prefeito de Santa Rita e Ariston como vice-prefeito. Na ocasião também serão empossados os 13 vereadores para para uma nova legislatura:  2017 – 2020. 

A solenidade vai acontecer no plenário Calixto Santos e será presidida pelo atual presidente, vereador Márcio Muniz (DEM). No dia da cerimônia, o presidente da Casa de Leis fará a abertura oficial da sessão com a chamada de presença de cada um dos vereadores eleitos. Em seguida será feita a tomada do compromisso solene individual, onde os eleitos assinam o termo de posse e fazem um juramento. 

Após a posse, os vereadores ainda vão votar para eleger o presidente e o vice-presidente da casa, assim como eleger os secretários do biênio de 2017 e 2018. 

Após posse dos vereadores e composição da mesa com as autoridades, o presidente da Câmara iniciará a cerimônia de posse do prefeito eleito, Dr. Hilton Gonçalo (PCdoB), que assinará o livro da posse e fará o juramento solene, seguido de um pronunciamento. Em continuidade será a posse do vice-prefeito eleito, Ariston (PCdoB). 

O evento encerra com show musical em grande estilo, composto por artistas locais e Junior Vianna