‘TAMBOR DE CRIOULA DE ANAJATUBA: TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES’.


Três estudantes do ensino médio do município de Anajatuba participaram do I Simpósio Interdisciplinar do Dia da Consciência Negra, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os adolescentes vieram a São Luís com a missão de apresentar o projeto ‘Tambor de Crioula de Anajatuba: trajetórias e identidades’. 

Leonardo Rodrigues, de 15 anos; Laine Roberta, de 16, e Laura Raissa, de 17 anos; estudam no Centro de Ensino Nina Rodrigues. Os três contam que a coordenação e o incentivo do professor Wellington Barbosa foi fundamental para que eles acreditassem no potencial que têm e despertassem suas aptidões para desenvolver um projeto de pesquisa, mesmo ainda estando cursando o Ensino Médio.

“Em primeiro lugar agradeço muito ao professor Wellington, por nos incentivar e acreditar no nosso potencial. Nós somos privilegiados em estar participando, pois não é sorte, é oportunidade”, disse Laura Raissa. Para Leonardo Rodrigues, o principal resultado do projeto é a valorização cultural das raízes de Anajatuba e do seu povo. “O projeto Geração está me dando a oportunidade de pesquisar a história e identidade cultural do meu povo e mostrar tudo isso para outras pessoas de outros lugares”, relatou. 

O professor Wellington destaca a importância da relação entre a pesquisa científica e a cultura local para o processo do ensino-aprendizagem de jovens e adolescentes. “Essa relação da pesquisa científica com a cultura local, aliada ás demais ações do ambiente escolar é uma possibilidade muito grande de intercâmbio educacional que valoriza a comunidade e faz com que a escola deixe de ser mera reprodutora de conhecimento e passe a ser produtora do conhecimento”, explicou. 

Os jovens anajatubenses estão entre os 188 estudantes maranhenses bolsistas do projeto Geração Ciência, realizado pelo Governo do Estado, que tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica para o ensino médio.