Após as eleições de domingo, 02, em que milhares de eleitores foram às urnas para escolher prefeito e vereadores que irão conduzir o município pelos próximos quatro anos, a cidade volta ao seu curso normal. pelas Ruas de Santa Rita um ar de tranqüilidade, livre dos barulhos provocados pelos carros de sons e outros instrumentos usados pelos candidatos para angariar votos. 

Esse ano foi adotado algumas mudanças quanto ao processo eleitoral, principalmente no período de campanha, antes explorada em três meses, agora 45 dias. 

A escolha da população levou a renovação do quadro parlamentar em quase 50%.

Outro ponto que chama atenção nessas eleições foi o baixo desempenho de mulheres para a função de vereador, onde foram registradas 42 mulheres aptas a concorrerem ao pleito, algumas apenas para compor o limite obrigatório pela justiça eleitoral que é de 30% por cada coligação. dessa forma nenhuma candidata do sexo feminino conseguiu se eleger para o cargo, mesmo sendo a maioria do eleitorado.

Desta forma, os treze acentos do parlamento municipal será ocupado por homens. 

A expectativa da população é grande em torno de melhorias nas políticas publicas na parte da saúde, educação, infra-estrutura e água potável nas residências.