Dois mil duzentos e cinquenta e cinco eleitores (2.255) que votam em 7 seções do colégio Dr. Magno Bacelar de Urbano Santos estão sendo convidados a participarem de votação biométrica simulada que ocorrerá no dia 20 de agosto, das 8h às 12h. 

No mesmo dia, às 10h, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e o juízo da 73ª zona eleitoral realizam audiência pública no Centro Administrativo da cidade para esclarecer sobre a segurança que o voto biométrico representa para a democracia, além de entregarem certificados às pessoas que funcionaram como colaboradores da Justiça Eleitoral durante o recadastramento dos eleitores de Urbano Santos e Belágua. 

O desembargador Raimundo Barros, corregedor do TRE-MA, e a juíza Cinthia de Sousa Facundo, titular da 73ª zona eleitoral, comandarão os trabalhos, que tem o suporte de equipes do cartório, da Corregedoria, da Secretaria de Tecnologia da Informação, da Comissão de Mesários, do Cerimonial e da Assessoria de Comunicação. 

Nas eleições 2016, Urbano Santos terá 18.180 eleitores aptos a votar e Belágua 5.723, todos recém-cadastrados biometricamente. 

Caxias e Timon 

Em Caxias e Timon, as votações biométricas simuladas ocorreram nos dias 12 e 13, respectivamente. Na primeira compareceram 339 eleitores (12,16%) das escolas Leôncio Alves Araújo e Cesar Marques. Na segunda cidade foram 174 (4,14% do eleitorado) da unidade escolar Luiz Miguel Budaruíche. 

Nas duas cidades também foram realizadas audiências públicas. Em 2016, o TRE-MA escolheu 6 das 29 cidades recém-cadastradas biometricamente no estado para sediar as simulações.