Desenvolvido em parceria entre a vigilância sanitária local, secretarias municipais de Saúde e Educação, o projeto “Educanvisa” foi implantado na Escola Municipal Venerando Machado Cantanhede, localizada no bairro Alto de Fátima. A abertura ocorreu na manhã de hoje, 22. 

Os alunos puderam, através de palestras, conhecer o Educanvisa, projeto educativo da Anvisa cujo objetivo é capacitar professores e profissionais da educação para atuarem junto com os profissionais da Vigilância Sanitária na promoção do uso adequado de medicamentos e de produtos industrializados, alem de outros, sujeitos à Vigilância Sanitária, alertando sobre os riscos e cuidados no consumo destes produtos. 


A estudante Luena Caroline parece ter aprendido a lição, lembrou que para se comprar um produto é importante observar o prazo de validade, pelo contrario pode contrair algum tipo de doença.

A garotada toda fixou o olhar na apresentação de bonecos do tipo Fantoches. 


O que se espera como resultado é a formação de estudantes capazes de disseminar conhecimentos de vigilância sanitária em suas comunidades, avaliou a professora Mary Sandra Santos Monteiro. 

Sob a ótica da cidadania, o projeto segue os conceitos de conscientização e informação para que os cidadãos possam se manifestar e exigir direitos. Segundo afirmou a coordenadora da vigilância sanitária de Santa Rita Mirian Pinheiro. “A educação é a melhor maneira de conscientizar os cidadãos sobre as prevenções de saúde”, finalizou. 

Além do colégio Venerando Machado, o projeto será apresentado também nas escolas Heráclito Nina – povoado Recurso, Santa Rita de Cássia – Rua do Eucalipto e Perolina Prazeres – antiga Premium.