Alexandre Pato tem data para definir seu futuro: a próxima terça-feira. É quando o jogador é aguardado no CT Joaquim Grava para se reapresentar ao Corinthians. 

O jogador estará junto ao restante do elenco alvinegro no dia 5 de julho. 

A informação foi confirmada à ESPN tanto pelo diretor corintiano Edu Ferreira quanto pelo agente Gilvar Veloz, que agencia a carreira do atleta. 

O que ainda não se sabe, contudo, é quais serão os próximos passos para a carreira do jogador.

Com contrato até 31 de dezembro, a partir desta sexta o atleta já pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe, de olho em uma transferência para o início de 2017. 

O que causaria a saída de graça de um atleta que custou mais de R$ 60 milhões - entre valor de compra e salários - aos cofres do Corinthians. 

Assim, existem algumas alternativas para o destino de Alexandre Pato. 

Primeiramente, o centroavante deve ter uma conversa junto ao técnico Cristóvão Borges e outra com o presidente Roberto de Andrade. 

Se não conseguir a liberação precoce ou arrumar clube para ser emprestado, o jogador tem chances de ser reintegrado ao elenco corintiano. 

Alguns fatores pesam a favor do atleta. 

O primeiro é que Tite, que não se dava bem com o atleta, deixar a comissão técnica e foi para a seleção brasileira. 

Outro ponto é que plantel não é mais o mesmo de 2013, quando Pato perdeu pênalti polêmico contra o Grêmio pela Copa do Brasil e gerou a ira dos demais. 

Dos 19 relacionados para aquela partida, por exemplo, apenas dois continuam no elenco: o meia Danilo e o goleiro Walter - o titular Cássio não foi a campo na ocasião. 

Por outro lado, sua falta de identificação com o clube e seu histórico ruim com a torcida são pontos que pesam contra a volta do atacante. 

Por isso, as conversas da próxima terça serão cruciais para definir qual será a situação de Pato com o Corinthians.