A Câmara Municipal de Santa Rita é composta, atualmente de 13 vereadores escolhidos com o fim, segundo votação, de legislar a favor do povo. Após eleitos, todos os parlamentares, que tem a função de fiscalizadores e criadores de projetos de leis para o município, como quesito de vereança deve, por obrigação, comparecer pelo menos uma vez por semana, às sessões da casa, (ou pelo menos esta é a regra).

As reuniões públicas acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 08h da manhã, conforme consta no regimento interno da câmara e que é regido até os dias atuais.

No entanto não é exatamente isso que vem acontecendo com a maioria dos vereadores. na última reunião ocorrida no dia (29) do corrente mês, pelo menos sete parlamentares deixaram de cumprir com suas obrigações, tal situação tem se tornado freqüente e vem incomodando os cidadãos santarritenses que comparecem na galeria do palácio Antonio Costa Ribeiro e encontra o plenário Calixto Santos praticamente vazio. Uma verdadeira falta de compromisso não só com seus eleitores, como também com a causa pública.

Pelo menos sete vereadores faltaram por alguma razão ao expediente da câmara municipal, muitos sem justificativa. Foram eles: Pretinho, Berré, Bedeu, Jackson do Fogoso, Ivo Gomes, Luiza Calvet e Evandro do Hospital.

Com ausência da maioria e presença dos demais pares como Cacá de Areias, Joãozito, Antonio de Felipe, Patricinho e Lucas, o presidente Márcio Muniz achou por bem dar inicio aos trabalhos da casa e colocar em votação a pauta do dia.

com a palavra os vereadores faltosos!