Pequenos agricultores do município de Santa Rita estão preocupados com o ataque de lagartas nas lavouras de mandioca. Com retorno das chuvas, muitos se animaram e fizeram o replantio da cultura de subsistência, mas as pragas tem devorado boa parte da plantação. 



Em uma roça na comunidade Miritiba os lavradores já não sabe mais o que fazer. A praga do mandarová como é conhecida, inimigo número um das plantações de mandioca, chega em grande numero e em pouco tempo a plantação está destruída.


Segundo o agricultor familiar Antonio Carlos, a lagarta come todas as folhas da planta, consumindo todo leite ou resina existente, as raízes ficam fracas, impedindo assim o desenvolvimento da mesma.

Ainda de acordo com o trabalhador rural o estrago é grande e desmotiva a continuar o cultivo.

“É daqui que tiramos o sustento para viver, e para pagar nossas dívidas. Que Deus ajude que essa praga acabe”, completou seu Antonio com ar de frustração.

O lavrador Manoel dos Santos proprietário de quatro linhas de roça se entristeceu ao lembrar o ocorrido, diz que foi tudo muito rápido e não teve como controlar a invasão dos insetos. Quando percebeu a lavoura já estava totalmente comprometida. 

“Foi tudo muito rápido, quando percebi já estava tudo comido. É muito triste você ver o fruto do seu trabalho ser destruído por essa praga”, lamentou.

Os lavradores Antonio Carlos e Manoel dos Santos contabilizam os prejuízos causados pela lagarta Mandarová