BLOG DO ANTONIO CARLOS
Blog do Antonio Carlos
URGENTE Acompanhe as principais notícias no Blog do Antonio Carlos.

Brasil tem mais de 1,5 milhão de casos de dengue em 2015, quase o triplo de 2014

Doença matou 839 pessoas em 2015, 80% mais do que os óbitos registrados no ano anterior; além da dengue, o mosquito é o vetor do zika vírus e da febre chikungunya


Dados do Ministério da Saúde mostram que 2015 foi um ano de alto crescimento dos casos de dengue e de temor ao mosquito Aedes aegypti no Brasil. Segundo a pasta, até a primeira semana de dezembro foram registradas 1.587.080 ocorrências da doença em todo o País, quase o triplo em relação a 2014, quando foram notificadas 569.160 infecções por dengue. 

O Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério aponta que nesse período entre janeiro e dezembro, a região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis – 997.268, representando 62,8% em relação ao total do País. O Nordeste ocupou o segundo lugar (293.567 casos, com 18,5% do total), seguido do Centro-Oeste (211.450 casos, com 13,3%), Sul (53.106 casos, com 3,3%) e Norte (31.689 casos, com 2%). 

No entanto, quando analisadas as ocorrências de acordo com o tamanho da população, a região Centro-Oeste é a campeã: 1.389,3 casos por 100 mil habitantes, seguida do Sudeste, com 1.171,7 casos por 100 mil habitantes. 

Mortes 

Em 2015, 839 pessoas morreram contaminadas por dengue no País. Em comparação a 2014, houve um aumento de 80,4%, quando foram notificadas 465 mortes. A região Sudeste teve o maior número de óbitos (557), seguida pelo Centro-Oeste (122), Nordeste (117), Sul (27) e Norte (16).

Comentários