Foi realizada hoje (19), no centro de convenções, abertura da primeira mostra cultural quilombola de Santa Rita. O evento é uma parceria entre a prefeitura municipal de Santa Rita com a empresa VALE, organizado pela secretária municipal de promoção da igualdade racial e faz parte das diversas ações realizadas no município de Santa Rita, com o objetivo de revitalizar uma cultura que vem se desfazendo ao longo dos anos, cujas iniciativas buscam despertar nas comunidades quilombolas as danças e costumes perdidos, além de fortalecê-las e mostrar a sua importância na cultura local e dos municípios de Anajatuba e Itapecuru-Mirim ao qual participaram também. 

Fizeram parte da cerimônia de abertura, o prefeito municipal de Santa Rita, Tim Ribeiro, presidente da câmara municipal de Santa Rita, vereador Márcio Muniz, secretário municipal de promoção da igualdade racial, Rosmino Melo, secretária municipal de assistência social, Tatiana Dias e representante da VALE, Gustavo Alves. 


A programação que iniciou hoje (19) e vai até amanhã (20), ao qual coincide com as comemorações do dia da consciência negra, inclui encontro de lideranças quilombolas, exposição de fotografias, objetos que retratam sobre o universo quilombola e uma feira que lembra os costumes e o modo de fazer na agricultura, artesanato e o extrativismo. 

A musica e a dança também deram destaque a mostra cultural quilombola, como foi o caso da capoeira da Fé em Deus, bumba-meu-boi de outeiro, tambor de crioula de Pedrinhas e apresentação do divino espírito santo. ao final do dia foi realizado sorteio de vários prêmios, incluindo geladeiras, fogões, ventiladores, liquidificadores e dezenas de cestas básicas.  

Para o secretário municipal de igualdade racial, Rosmino Melo, a mostra vem despertar o interesse dos jovens no tocante ao conhecimento da cultura e costumes do povo quilombola. segundo ele, 68% da população Santarritense é negra ou afro descendente.