O plenário da câmara municipal de Santa Rita, abriu as portas na noite de ontem(26), para receber a exposição de artes plásticas, “Fundamentos”. Durante três dias 26, 27 e 28, os visitantes poderão apreciar e adquirir 32 telas do artista plástico Santarritense Didi Carvalho que usou o traçado dos pinceis para retratar a historia do município. 

Em suas obras, Didi Carvalho usa a técnica acrílico sobre tela. Todo trabalho durou cerca de dois anos para ficar pronto. O artista priorizou os casarões antigos da cidade e a fauna da região ameaçada de extinção. 

torre da igreja católica, bangalô do Vale-Quem-Tem, estações ferroviárias de Carema e Recurso, casas de Esmeraldo Sampaio e Chico Roco, Antes e depois do casarão dos Pinheiro Costa em ilha das Berlengas, engenho do recurso, Jaçanã, perdiz, preguiça. uma variedade da cultura local. 

O objetivo da exposição é justamente incentivar o gosto pelas artes plásticas na cidade, justifica Didi.

Além das telas em formato normal e especial, o artista deu destaque para textura em telhas, uma verdadeira riqueza de detalhes. A exposição “fundamentos” vai até amanhã(28), e está aberta ao publico. A expectativa é que alunos da rede municipal e estadual marquem presença em massa. 

Biografia 

Mais conhecido como Didi Carvalho, Valdir de Carvalho Mendes é o quinto dos nove filhos de Manoel Vilaça Mendes e Elosina de Carvalho Mendes. Nasceu em Santa Rita Maranhão em 09 de setembro de 1977 onde cresceu e mora até os dias atuais. 

Como artista plástico, pintou varias telas – inclusive alusiva ao patrimônio histórico local e á cultura local e regional – e participou de varias exposições, tendo telas em outros estados da federação. 

Em 2003 passou a fazer parte da historia do município quando venceu o concurso público para criação dos símbolos municipais na categoria “BRASÃO”. 

Em breve lançará um livro denominado “Santa Rita Maranhão” que contará detalhadamente a nossa história.