Dados do MEC mostram que em alguns estados, 40% das crianças de 8 anos não conseguem ler uma frase inteira


O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje, dia 17, a Avaliação Nacional de Alfabetização, ANA. Os dados em muitos locais são alarmantes. Há estados que chegam a ter 40% de suas crianças do terceiro ano ainda não alfabetizadas.

O ANA foi criado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em 2012. As informação divulgadas hoje são resultado de uma pesquisa feita com 2 500 crianças de cerca de 8 anos de idade em novembro de 2014. Nessa faixa etária, normalmente, a criança cursa o terceiro ano do ensino fundamental. 

O MEC considera esse o término do ciclo de alfabetização, ou seja, nessa fase escolar, as crianças já teriam bagagem suficiente para ler e escrever. O ANA avalia as habilidades das crianças em três dimensões: leitura, escrita e conhecimentos de matemática. 

A universalização da alfabetização está prevista na Meta 5 do Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014. Ela prevê que todas as crianças do país devem estar alfabetizadas, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, até 2024. Os dados revelados hoje mostram que essa não será tarefa fácil para muitos estados. 

Os avanço nas três esferas foram menores do que esperado. O resultado geral mostra que a cada 100 crianças, 22 não possuem nível adequado de leitura. Na prática, significa que não conseguem ler uma frase inteira. Nas regiões Norte e Nordeste, os resultados são muito piores. Amapá, Pará, Sergipe e Alagoas chegam a ter 40% de suas crianças de 8 anos com níveis inadequados de alfabetização.