Um grupo de indígenas Guajajaras se acorrentou na tarde desta terça-feira (7) à galeria da Assembleia Legislativa, em São Luís.

Os manifestantes estão reivindicando melhorias nas escolas localizadas nas aldeias dos municípios de Amarante do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Grajaú e Arame, no centro do estado maranhense.


A imprensa foi impedida de entrar no plenário e só teve a entrada liberada das 17h às 17h30, com acompanhamento do Gabinete Militar, “a fim de manter a ordem e a segurança no local”, segundo a assessoria da assembleia. 

Na semana passada, os indígenas acamparam em frente à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Monte Castelo. Alguns se acorrentaram às grades da secretaria e deram início a uma greve de fome, que não teve continuidade. 

Na ocasião, a Secretaria Estadual da Educação informou que se reuniu com as lideranças indígenas apresentando o cronograma de pagamentos definido pelo governo do Estado para sanar “dívidas herdadas da administração anterior” e avisou que já começou a pagar as parcelas pendentes de convênios dos anos de 2013 e 2014.