A 17º gincana cultural cem modos realizou através das equipes Fênix, potência e gênesis uma tarefa solidaria. O objetivo da ação é ajudar famílias do município de Santa Rita em situação de extrema pobreza. A atividade mobilizou todos os envolvidos nas agremiações que juntos promoveram iniciativas de cunho social e cidadão. 

Abaixo um resumo da iniciativa de cada equipe participante: 

Equipe potência - Ação: 

Os componentes realizaram intervenção na casa da dona Tereza mãe de sete filhos, moradora do Bairro Gonçalo. Eles vivem em uma casa de projeto bastante danificada com a falta de reparos. Primeiro os integrantes estiveram no local detalhando as condições da moradia, logo de imediato observou que a família carecia de atenção urgente. 

em seguida os jovens melhoraram as condições físicas do prédio como pintura das paredes, melhoramento no interior da residência, nos moveis, capina no quintal, doações de alimentos, roupas além da limpeza de um poço que serve os moradores, tudo isso em vários dias de convívio direto com a família. O trabalho foi entregue ontem(29), com um jantar para celebrar o momento especial. Tereza muito emocionada, agradeceu a todos pelo gesto humano nunca vivenciado por ela.











Equipe gênesis – ação: 

Outra beneficiaria com ação foi a moradora do Bairro Bahia, dona Julia também mãe de sete filhos. A casa de projeto não tinha nenhuma condição que viesse a proporcionar um conforto a família. Observando o problema, os componentes realizaram a pintura das paredes, piso novo, construção de um banheiro, coberta de uma varanda, mobília de alguns moveis, doação de alimentos, roupas além de dar assistência alimentar a todos durante nove dias. 

Ao falar da situação, dona Julia se emocionou e disse que o banheiro era o seu sonho, pois eles tinham dificuldades em fazer suas necessidades fisiológicas, no final disse que ia sentir saudade de todos.





Equipe fênix – ação: 

a equipe fênix foi mais ousada, o grupo se uniu e construiu praticamente do zero a casa da dona Miriam no bairro Carema. No local só existia as paredes levantadas, juntos tomaram a iniciativa de dar continuidade a obra. Foram feitos o piso, reboco, instalações elétricas, telhado, finalizando com a mobília. Da escolha do projeto á execução da obra, guardadas as proporções, o processo até lembra o quadro “lar doce lar”, do programa de Luciano Huck na Globo. O proposito segundo eles, é ajudar ao próximo com amor, e por um “mundo melhor”. Independente da competição. 

Com um sorriso estampado no rosto, a dona de casa se emociona ao relatar a mudança proporcionada pela equipe em sua moradia. “Antes eu rezava para que não chovesse porque o telhado estava com problema e caia água dentro de casa. Ela contou que ficava deprimida dentro de casa, devido ás condições precárias. 

Mas logo que o trabalho começou, Miariam disse que voltou a sorrir. “eles trouxeram alegria para nós, não só para mim, mas para meus filhos". 

Além da construção os jovens deram camas, fogão, sofá entre outros moveis, alimentos, roupas para a família. 

penso que se cada um fizesse um pouquinho daquilo que pode, o mundo seria um lugar muito melhor para todos", afirmou paixão um dos integrantes da equipe fênix.