Terminam nesta sexta-feira, 5 de junho, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. A taxa de R$ 63 deve ser paga até às 21h59 do dia 10 de junho. Este ano, o número de inscrito têm sido inferior a 2014. De acordo com balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicado às 10h da última quinta-feira (4), 5,8 milhões de pessoas já se inscreveram no Exame. 

Os interessados em participar não devem deixar para se inscrever no fim do prazo, já que o site pode apresentar instabilidade em horários de grande acesso. O prazo de inscrições do Enem nunca sofre prorrogação, assim como o período para pagamentos. O estudante deve acessar a “Página do Participante” e informar seus dados para saber se está realmente inscrito no Exame.

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que o Enem 2015 alcance 9 milhões de inscrições confirmadas, contando pagamentos realizados e estudantes isentos, devido ao aumento que o exame tem apresentado desde sua reformulação, a qual foi feita em 2009, valor que provavelmente não será alcançado. A edição de 2013 contou com 7,834 milhões de inscritos, enquanto 2014 registrou 9,519 milhões, das quais mais de 8,7 milhões tiveram confirmação. 

Provas 

Para 2015, o Enem traz mudanças horário de suas provas. Haverá um intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início do exame. O objetivo é garantir mais tempo para estudantes e fiscais nos procedimentos de segurança e instruções necessárias. 

O Enem será realizado em 24 e 25 de outubro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30. O primeiro dia, que terá 4h30 de duração, terá 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, os estudantes contarão com 5h30 para responder 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. 

Os gabaritos estarão disponíveis em até três dias após a realização das provas. O resultado está previsto para antes do Natal.

Enem

O Enem tem sido utilizado de forma integral ou parcial em seleções por todo o país. A sua utilização como meio de entrada no Ensino Superior de forma mais abrangente é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), método que substitui o Vestibular de instituições públicas. Existem, ainda, iniciativas do Governo Federal que usam o Exame como pré-requisito de participação são o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições particulares, além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).