A Secretaria de Estado da Mulher – SEMU tem percorrido os municípios maranhenses, desde março deste ano, com o programa Mulher Maranhense, que contempla uma lista de serviços conduzidos em uma carreta. que já se encontra em Santa Rita fazendo atendimento. o veiculo está estacionado na praça Carlos Macieira e ficará a disposição das mulheres Santarritenses, hoje(10) e amanhã(11), durante todo o dia.

As ações vão do atendimento á saúde integral até as políticas de enfrentamento à Violência contra a Mulher. Às mulheres são disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e prevenção de câncer do colo de útero. 



Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica. Na área de saúde, os serviços são inúmeros: exames de mamografia, papanicolau, glicemia, teste de hanseníase, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.  


Para as atividades de junho a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária integrará a caravana do “Mulher Maranhense” com serviços de cadastro para empregos do SINE – Serviço Nacional de Empregos. 

De acordo com a Coordenadora do Programa Mulher Maranhense, Tereza Cristina Gonçalves, a união de forças tem fortalecido o trabalho . “A grande mobilização resulta em uma vasta programação, inclusive com atrações lúdicas, culturais e de lazer. As prefeituras municipais e os organismos tem sido muito importantes durante o trabalho de mobilização. Só temos que agradecer pelas parcerias”, ressaltou a coordenadora. 

De acordo com a Secretária Estadual da Mulher, Laurinda Pinto, os resultados das atividades tem sido satisfatórios e muito bem recebidos pelas mulheres maranhenses. “ Não levamos somente atendimento a essas mulheres. Levamos conscientização, trabalhamos a auto-estima, levamos políticas públicas e cidadania. Mas principalmente, mostramos que elas têm a garantia de seus direitos. O Governador Flávio Dino preza pela priorização desses direitos”, declarou Laurinda Pinto. 


Em junho, a programação já está confirmada para mais cinco municípios: além de Santa Rita, já está confirmado a presença da carreta nas Cidades de Anajatuba (12 e 13), Campestre (17 e 18) e Porto Franco, (19 e 20).