o evento contou com a presença maciça da população 


a semana nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, foi aberta hoje(12), e reuniu no prédio da câmara municipal de Santa Rita, ministério público, poder executivo, legislativo, funcionários Públicos, conselho tutelar, CMDCA, e sociedade em geral. 


O evento não foi marcado por acaso, é que dia 18 de maio, é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, tema que merece uma reflexão profunda e ações preventivas por meio da educação e da sensibilização da sociedade, além de garantir atendimento integral ás vitimas e as famílias. 

O objetivo da mobilização é convocar toda população Santarritense para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção através de denuncias. Alem de levar o assunto as escolas estaduais e municipais.

A promotora de Justiça da comarca de Santa Rita, aprofundou o debate e explicou através de um telão, sobre a exploração infantil, violação de direitos, situação de risco e medidas especificas de proteção incluídas no artigo 102 do ECA. no final foi veiculado um vídeo, onde ensinava dicas de como se proteger desse mau terrível.

Segundo o conselho tutelar, Santa Rita existe números altíssimos de violência sexual contra crianças e adolescentes. As discussões servem para diminuição desses números. A conselheira, Maria da Natividade ressaltou que o órgão tem acompanhado de perto vários casos e, que todos são encaminhados a justiça. 

Os agentes comunitários de saúde estão engajados diretamente nesta luta, pois tem um contato direto com as famílias e isso faz muita diferença no campo da orientação. explicou, Macau, presidente da associação dos agentes comunitários de saúde.

De acordo com a doutora Karine Guará, o ministério público tem combatido veemente a exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito municipal. 

O assunto exige atenção especial de todos os poderes constituídos. finalizou em suas palavras, Marcio Muniz, presidente da câmara municipal de Santa Rita.