Um monitor identificado apenas como Elton foi preso nesta quinta-feira, (7), quando tentava entrar na Penitenciaria de Pedrinhas, onde era lotado, levando aparelhos de telefone celular e carregadores que seriam entregues aos presos. Elton foi preso em e encaminhado para o 12º DP no Distrito Industrial no Maracanã onde foi autuado em flagrante.

Este é o terceiro caso de prisão de funcionários do Sistema Penitenciário registrado em só este mês. O primeiro a ser preso foi Flávio Fernando dos Santos Aroucha, foi preso quando tentava entrar no presidio São Luís I com sete aparelhos de telefone celular, carregadores e uma porção de cocaína. Ele trabalhava como chefe de plantão e portava uma pistola 0.40 de propriedade da Secretaria de Administração Penitenciária. 

Logo depois ocorreu a prisão do diretor de disciplina da Casa de Detenção, (CADET) no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Gilson Carlos Cordeiro, foi preso na noite desta terça-feira, (5) , com 360 pedras de crack escondidas em uma moto de sua propriedade. Gilson foi preso quando tentava entrar com a droga no Presidio São Luis II que também faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Uma revista feita no Bloco F daquele presidio resultou na apreensão de 22 aparelhos celular e um revolver calibre 38 com 24 munições.