feirinha da praça Carlos Macieira |
a movimentação de pessoas no mercado e feiras de santa Rita em busca do pescado e outros produtos para o período da semana santa foi intenso hoje de manhã.
Como sempre, os consumidores aproveitaram a quarta-feira para realizar suas compras com mais intensidade.
faltando poucas horas para a celebração de uma das datas mais importantes para igreja católica, a tradição de comer peixe é bem expressiva, principalmente para os santa-ritenses.
Os altos preços nos itens alimentícios não afetaram um dos produtos mais consumido na semana santa: o peixe. De acordo com os comerciantes de Santa Rita, apesar do clima econômico negativo, as vendas deste ano estão dentro das expectativas e devem melhorar ainda mais nas próximas horas.
Com o preço ainda acessível, quem deseja manter a tradição e consumir peixe durante o período deve se apressar, já que o produto deve ficar mais caro até o final do dia.
“ as vendas estão tão boas que dependendo da oferta e da procura a gente vai aumentar os preços. Então quem quiser garantir o pescado na mesa pode vim comprar logo antes que fique mais caro” disse um vendedor da Cidade de Humberto de Campos.
Dentro e fora do mercado público municipal é fácil encontrar peixes de todas as espécie, camarão e polpa do caranguejo, ideal no preparo de tortas. Movimento grande também está sendo na feirinha da praça Carlos Macieira, onde pessoas da zona Rural e urbana se misturam, formando uma verdadeira multidão na corrida por diferentes produtos encontrados como: tomate, cebola, maxixe, vinagreira, quiabo e a tradicional farinha um dos produtos indispensáveis por aqui.
A dona de casa conhecida como Nezinha, 74 anos, falou que costuma comer peixe duas vezes por semana. “sempre venho ao mercado comprar peixe, e consumo pelo menos dois dias na semana o pescado. Os preços estão razoáveis, vai dar para passar o período da semana santa tranquila. Estou levando varias espécies, do peixe de couro. O banquete será farto lá em casa” finalizou sorrindo.
A sexta-feira santa é a data que os católicos reservam para o reconhecimento do sacrifício de Jesus cristo que, segundo conta a bíblia, foi assassinado neste dia. De acordo com as mesmas escrituras, Jesus viveu e morreu para salvar as pessoas de seus pecados.
Por isso a igreja católica recomenda aos fieis que reconheçam o sacrifício que foi a vida daquele que dá nome ao cristianismo. A abstinência de carne(presente no cardápio da maioria da população) e o jejum são algumas das recomendações.
0 Comentários