Diversão, alegria e, muitas vezes, despreocupação com a saúde. Estes são alguns dos ingredientes que, muitas vezes, caracterizam o período do Carnaval. De acordo com especialistas, é nessa época que o número de infectados por doenças sexualmente transmissíveis, as conhecidas DSTŽs, por conta das relações sexuais irresponsáveis e descompromissadas, aumenta consideravelmente.

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que 45% dos sexualmente ativos não usaram preservativo em relações ocasionais nos dois anos anteriores. O dado é preocupante, já que faltam menos de 15 dias para o carnaval e aumenta o risco de contrair AIDS.

até o presente momento, a secretaria municipal de saúde de Santa Rita ainda não montou uma campanha de prevenção e conscientização para o sexo seguro no carnaval 2015 e nem informou se irá disponibilizar importantes serviços para prevenir os foliões no corredor da folia como, kits de proteção incluindo a camisinha.

O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção das DST e da AIDS. Por isso, a estratégia de distribuição de camisinhas em pontos de grande concentração de pessoas nesta época do ano é fundamental. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e, por isso, não conhecem sua sorologia.