
a saúde em Santa Rita é um problema crônico que parece não ter solução.
Se na unidade mista Maria Helena Freire o atendimento é ruim, imagine os postos de saúde dos Povoados. Na localidade recurso a única unidade básica de saúde Josefa Enes Carvalho está fechada desde o inicio da atual gestão.
Os moradores denunciam que até os equipamentos foram retirados do local. Restando apenas o prédio que recebeu somente uma simples pintura. segundo informações, o referido posto de saúde recebe mensalmente 20.000(vinte mil reais) para manutenção.Quem precisa de atendimento tem que se deslocar até Carema ou a sede do município mas não é o suficiente.
Em outros locais a situação é ainda pior. Como é o caso da unidade básica de saúde do povoado pedreiras. Lá o prédio está fechado com todos os equipamentos entregue a ferrugem. Segundo um morador que não quis se identificar, o local está sendo usado apenas para fins de prostituição.
com tanto descaso, o prefeito Tim Ribeiro, garantiu em uma entrevista que seriam construídos mais três UBS. sendo uma em Carema, outra no conjunto COHAB e por último no Bairro Gonçalo.
O titular do blog foi até estes locais, mais não encontrou nenhum prédio em construção.
De acordo com o portal do fundo nacional de saúde já foram liberados de janeiro deste ano até o mês atual aos cofres do município, os valores nas seguintes áreas:
Vigilância em saúde - 232.757,39(duzentos e trinta e dois mil, setecentos e cinqüenta e sete reais e trinta e nove centavos), Media e alta complexidade ambulatorial e hospitalar- 1.152.638,02(um milhão, cento e cinqüenta e dois mil, seiscentos e trinta e oito reais e dois centavos), Investimentos- 280.800( duzentos e oitenta mil e oitocentos reais), Atenção básica-3.753,961( três milhões setecentos e cinqüenta e três mil, novecentos e sessenta e um mil), Assistência farmacêutica- 140.747,30(cento e quarenta mil setecentos e quarenta e sete reais e trinta centavos) Gerando um total de 5.560.903,71(cinco milhões quinhentos e sessenta mil, novecentos e três reais e setenta e um centavos)
Com todo este valor daria para resolver o problema da saúde publica em Santa Rita, sem precisar encaminhar pacientes para São Luis para realizar até simples procedimentos.
 |
UBS do Povoado Recurso |
 |
equipamentos entregue a ferrugem |
 |
lixo hospitalar espalhado por toda parte |
 |
cedeira odontológica abandonada |
0 Comentários