Os moradores da comunidade quilombola de Carionguinho em Santa Rita, interditaram desde amanhã de ontem(21), a estrada que corta o povoado e dá acesso a diversas localidades da região de Oitero dos Pires. Cansados de esperar por solução aos diversos problemas que a região vem enfrentando que os manifestantes cortaram a via e atearam fogo no local, ninguém passa, exceto em casos de emergência. De acordo com os moradores, o objetivo da manifestação é expressar suas indignações e também reivindicar seus direitos como cidadão que pagam seus impostos e que não vêm esse dinheiro sendo retornado em benefícios, chamar atenção do poder público que segundo eles desde que passou a última eleição municipal, o prefeito Tim Ribeiro nunca apareceu na comunidade para cumprir suas promessas de campanha.
Eles também cobram os benefícios prometidos pela empresa vale que nunca saíram do papel desde 2012 através de uma audiência. Os manifestantes elaboraram uma lista de reivindicações entre ela estão: - o asfaltamento da estrada, construção de bueiros onde for necessário. – a reconstrução das casas rachadas devido a trepidação causada pela passagem do trem pertencente a vale e dos carros de grande porte que por lá passam. – desentupimento dos igarapés centro dos Oziro, destruído pela empresa vale. – iluminação publica que não existe nas comunidades. – água encanada através de poços artesianos. - a permanência do ônibus escolar, segundo eles, o veiculo deve fazer o trajeto apenas dois meses.
As policias civil e milirar está nesse momento no local, mas os manifestantes prometem desobstruir a via depois da presença do prefeito municipal Tim Ribeiro e de um representante da empresa vale se comprometendo em resolver a lista de reivindicações, pelo contrario eles permanecerão com o protesto por tempo indeterminado.